Azia e Má Digestão

segunda, 18 de julho de 2011

A maioria da população já sofreu algum dia com problemas de má digestão. Contudo, uma em cada sete pessoas sofre diariamente deste incômodo. O sintoma mais comum é a azia, uma sensação de dor e queimação no peito. Outras como náuseas (enjôos), sensação de estufamento e de estômago cheio logo no início das refeições, também são freqüentes.

Uma das principais causas destes problemas é uma refeição inadequada. Alimentos gordurosos, comer muito rápido (sem respeitar a mastigação necessária), abuso de bebidas alcoólicas e ricas em cafeína (café, refrigerantes tipo cola e chocolate) são erros comuns entre pessoas com estes sintomas. Refeições de grandes volumes e ambientes perturbados com brigas e barulhos desagradáveis também precisam ser evitados para facilitar a digestão dos alimentos.

Outro cuidado importante é o uso de medicamentos contra má digestão sem uma orientação médica, pois em alguns casos podem inclusive piorar a situação e “machucar” o estômago. Embora se saiba atualmente que a gastrite esteja relacionada na maioria dos casos com uma bactéria (Helicobacter pylori), alguns medicamentos em excesso podem facilitar o surgimento de uma inflamação no estômago. Assim sendo, se os cuidados com alimentação e hábitos de vida não forem suficientes para diminuir estes incômodos, é indispensável consultar um médico, para avaliar o quadro e definir o melhor tratamento.

 

Morgana Robinson

Nutricionista CRN 5624

Telefone: 35510326


Fechar
Cadastre-se
    Fechar
    Editar cadastro